Os materiais usados na blindagem automotiva

__

24/05/2021

Os materiais usados na blindagem automotiva

Na blindagem automotiva cada material utilizado possui uma função indispensável que garante a eficácia da blindagem ao proteger todos dentro do veículo. 

Entre os materiais utilizados estão a manta, aço e vidro. Garantem a função balística da blindagem e são moldados e instalados de forma que fiquem imperceptíveis no final do processo de blindagem. 

Manta:

A manta balística foi criada em 1965 a partir de uma solução de polímero líquido, que quando colocado em forma de fibras, percebeu-se um material muito resistente e mais leve que o aço.

Atualmente é um dos principais materiais utilizados na blindagem automotiva devido a sua flexibilidade, leveza, resistência e facilidade em ser instalada e moldada na maior parte das áreas internas do veículo.

Aço inoxidável:

Outro material imprescindível na blindagem é o aço inoxidável conformado 304L. Possui uma alta resistência mecânica, espessura de 3 milímetros e suporta calibres referentes até o nível III-A. 

Pela manta de aramida ser muito mais leve que o aço, atualmente é apenas instalado peças de aço em pontos vulneráveis como colunas de portas, fechaduras e maçanetas.

Vidro balístico:

Os vidros blindados são as partes que mais geram atenção quando se fala em blindagem automotiva. Isso se deve ao fato de serem a única parte visível no fim do processo.

São feitos de camadas de vidros intercaladas com camadas de policarbonato e PVB (policarbonato vinil butiral) que no fim chegam a ter entre 17mm e 21mm.  A produção desses vidros deve ser realizada por empresas especializadas devido a dificuldade de garantir a balística e a transparência.

Fonte: Guardian Blindagens

Link fonte: